Pestalozzi Arapiraca implanta método de reabilitação através de videogame
O uso de games eletrônicos para auxílio na fisioterapia já é realidade em Arapiraca. Na expectativa de melhorar os serviços já desenvolvidos na entidade, a Associação Pestalozzi aderiu ao uso de jogos adaptados e que são considerados divertidos pelas crianças.
“A ideia é produzir estímulo e viabilizar que os usuários, ao mesmo tempo em que se exercitam, divirtam-se jogando. Nossa equipe de saúde acompanha de perto a evolução e recuperação dos pacientes”, explicou Fabiana Oliveira, gerente da instituição.
A Pestalozzi adotou esse método terapêutico, após o curso de reabilitação virtual realizado na instituição com profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, como ferramenta para a reabilitação.
O programa tem como objetivo utilizar as atividades cotidianas, como exercícios de membros superiores e inferiores de flexão, extensão, rotação, além do trabalho com equilíbrio – dissociação de cintura pélvica e escapular – com a criança interagindo com o videogame.
A realidade virtual tem sido um grande auxílio na aplicação de exercícios necessários. O objetivo do seu uso em tratamento de reabilitação é estimular os movimentos musculares para que o paciente crie uma memória motora.
Com esse estímulo digital, a criança interage com objetos e situações diferenciadas fazendo com que busque mais precisão em seu desempenho. Ao mesmo tempo em que a fisioterapia traz resultados mais rápidos, o paciente tem momentos de entretenimento e diversão.
O equipamento foi adquirido com recurso da Justiça Federal. Qualquer paciente pode aderir ao tratamento, bastando para isso ter as condições necessárias para conduzir o videogame.