• Telefone
    (82) 3530.8330 | 99928.9651
  • Endereço
    Rua Minervina Francisca da Conceição, 25, Itapoã

HISTÓRIA

A Associação Pestalozzi de Arapiraca, entidade filantrópica de atendimento a crianças e adolescentes com deficiência física e intelectual, surgiu em decorrência do nascimento de Luís Felipe, criança com paralisia cerebral e hidrocefalia. Após apresentar bons resultados no tratamento médico, Felipe motivou sua Avó Vanilza Freire, outros familiares e um grupo de amigos, a fundar na cidade uma instituição que pudesse dar a outras crianças a mesma oportunidade de reabilitação – em Arapiraca não existia nenhuma instituição ou serviço que atendesse crianças com deficiência.

Fundada em 11 de Setembro de 1996, a Pestalozzi passou a funcionar em 21 de Julho de 1997, com atividades no espaço cedido pelo Movimento Cultural Estudantil (MOCE), oferecendo atendimento clínico a 65 crianças e adolescentes com deficiência nas áreas de Fisioterapia e Psicologia. Em 1998, motivada pela demanda, foi iniciado o Atendimento Educacional a 12 crianças e adolescentes com uma Equipe Multiprofissional.

Em 2003, com o Credenciamento no SUS, foi instituído o Serviço de Atendimento Multiprofissional: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional, atendendo a demanda do município de Arapiraca e Regiões do Agreste e Sertão Alagoano.

No ano de 2004, através dos remanescentes da Câmara Júnior de Arapiraca, foi cedido um imóvel para instalação do atendimento clínico. A inauguração do Centro de Reabilitação Luís Felipe Alves Pereira aconteceu em 15 de setembro daquele ano, sendo um marco significativo na história da instituição.

“O serviço educacional da Associação Pestalozzi de Arapiraca, ao longo dos anos, também aumentou sua demanda e, em 2004, passou a atender em sede separada do serviço clínico. Atualmente com a nomenclatura Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi (CAEEP), atende nos períodos matutino e vespertino.

A Associação Pestalozzi de Arapiraca tem como prioridade servir com excelência e humanização na prevenção e reabilitação da pessoa com deficiência física e intelectual, melhorando sua qualidade de vida nos aspectos biopsicossocial.

Associação Pestalozzi de Arapiraca atua na área de reabilitação física-neurológica e intelectual nas áreas de assistência social, saúde, educação e Mercado de Trabalho, através do Centro de Reabilitação Luís Felipe Alves Pereira – CER II, e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pedagógico – CAEEP.

Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física – neurológica e intelectual, através de atendimento em saúde e educação, na região do agreste e sertão do Estado de Alagoas.

Ser reconhecida pela excelência em atendimento educacional especializado, de saúde e assistência social à pessoa com deficiência física-neurológica e intelectual.

  • Ética e Equidade;
  • Humanização;
  • Qualidade no Atendimento;
  • Responsabilidade Social;
  • Honestidade de Propósitos;
  • Valorização Profissional;
  • Transparência.

Diretoria – O Conselho Deliberativo reúne-se de forma ordinária ou extraordinária, e realiza as deliberações Institucionais.

Gestão
Presidente Institucional
Diretoria

Executivo
Gerência

Estratégico
Coordenação de Recursos Humanos
Assessoria Contábil
Assessoria Jurídica

Operacional
Supervisores Imediatos
Equipe Clínica
Equipe Administrativa/Apoio