Projeto que cuida de responsáveis de jovens com deficiência é realidade em Arapiraca

Postado por: Live 0 comentários


Um projeto inovador foi lançado na semana passada na Associação Pestalozzi Arapiraca. O “Acolher quem Cuida” irá trabalhar com o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida dos cuidadores das pessoas com deficiência. O evento de apresentação ocorreu no auditório do CAEEP, no Complexo da instituição, no bairro Itapoã.

Em sua fala, a presidente da Pestalozzi, Zélia Azevedo, ressaltou o momento como um sonho antigo da entidade. “Há nove meses estávamos trabalhando para que esse projeto fosse lançado. Ele foi feito com muito amor, com uma sintonia e energia muito positiva para os pais e cuidadores. Temos certeza que será um sucesso”, disse ela.

A coordenadora do projeto, a professora-mestra e educadora parental, Cícera Lopes, apresentou a equipe multidisciplinar, que contará com psicóloga, cuidadoras sociais, assistente social, consultora materna, entre outros profissionais.

“O trabalho será realizado com a família, que é a verdadeira protagonista desse projeto. Sem pais, mães, avós, avôs, tios e tias não seria possível realizarmos esse trabalho. Nós queremos cuidar de vocês, porque se estiverem bem também estarão bem para cuidar das pessoas com deficiência”, destacou Lopes.

O evento proporcionou também a fala da Thaís Lopes, mãe do usuário João, que tem síndrome de down e é atendido pela instituição há alguns anos. “Ficamos muito felizes com esse olhar carinhoso, cuidadoso que a Pestalozzi tem com nossos filhos. Estou muito orgulhosa de fazer parte dessa casa”, afirmou.

Representando o prefeito Luciano Barbosa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabricia Galindo, enalteceu o trabalho da associação no cuidado com as famílias. “Fico muito feliz em saber que Arapiraca tem uma entidade que acolhe quem tem o papel de cuidar. Vocês estão de parabéns”, comentou.

Trabalho multidisciplinar de acolhimento

O “Acolher quem Cuida” vai promover uma cultura de autocuidado, buscar melhoria das relações interpessoais, fomentar estratégias de empreendedorismo, oportunizar espaço para troca de experiências, estimular a autoestima e o autoconhecimento, além de desenvolver habilidades para que os cuidadores provoquem independência nas atividades diárias dos filhos.

Também estiveram presentes ao evento e destacaram a importância do projeto: a gerente da instituição, Fabiana Cavalcante; a diretora do CAEEP, Josete Miranda; o gerente regional do Sebrae Arapiraca, Arestides Minervino; além de representantes do SESC, Senac e Cebrac.

Deixar comentário