• Telefone
    (82) 3530.8330 | 99928.9651
  • Endereço
    Rua Minervina Francisca da Conceição, 25, Itapoã

SAÚDE

CENTRO REABILITAÇÃO LUIZ FELIPE ALVES PEREIRA

Habilitada no SUS, através da Portaria GM/MS n º 496 de 24 de abril de 2013, como CER II Física e Intelectual.

O processo de triagem é desenvolvido pelos setores de enfermagem e médico, através de protocolo especifico. Após essa etapa, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar especializada (avaliação global) que atua em conjunto, com o objetivo de atender de modo mais adequado, promover orientações globais e determinar em qual programa de atendimento terapêutico o paciente será enquadrado.

A equipe da avaliação global é responsável pelo o gerenciamento da lista de espera, que realiza o controle por critérios específicos de prioridades. A equipe é composta de Assistente Social, Enfermeira, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo.

Desenvolvido pelo setor Médico que visa colaborar e aprimorar o processo avaliativo tendo como objetivo traçar um planejamento de apoio focado na pessoa, com ênfase na busca da melhoria na qualidade de vida.

Serviço de Estimulação Precoce (SEP)

Programa de Atendimento Terapêutico foi implantado em 2013, indicado para pacientes de 0 a 30 meses de idade que apresentem histórico de risco para atraso do desenvolvimento, dificuldades de interação com o meio pelo apego específico à figura materna/cuidador e dificuldade familiar neste momento, quanto à compreensão das limitações motoras e sensoriais da criança.

A intervenção é através de atendimento individualizado e atendimento em grupo. A equipe terapêutica é composta de Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo, Enfermeiro e Assistente Social.

Serviço de Atendimento ao Autista (SAUT)

Serviço de atendimento a pacientes a partir de 3 anos com diagnostico de TEA, implantado em 2013. Utilizando como estratégia de intervenção atendimentos individualizados, em grupo e interdisciplinar, reuniões com os pais periodicamente, o DOT (Dia de Orientação Terapêutica), oficinas terapêuticas, orientações a cuidadores e professores, visitas domiciliares e grupo de monitoramento. Tem como objetivo favorecer aos pacientes com TEA e familiares um acompanhamento mais direcionado e especializado, utilizando como metodologia o programa TEACCH que facilita a atuação da equipe com ganhos e resultados mais evidentes.

Equipe terapêutica composta de Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro e Assistente Social.

Serviço de Atendimento Neurossensorial (SAN)

Programa de Atendimento Terapêutico para pacientes a partir de 03 anos que apresentem algum tipo de afecção neurológica, exceto Autismo. Foi implantado em 2003 e tem como objetivo favorecer o processo global do desenvolvimento – motor, sensorial, intelectual e social. Equipe terapêutica composta de Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro e Assistente Social.

Serviço de Cuidados ao Aparelho respiratório (Fisioterapia Respiratória)

É desenvolvido pelo setor de Fisioterapia e Fonoaudiologia para crianças e adolescentes com afecções neurológicas, que apresentem comprometimento Cardiopulmonar. O objetivo é promover a saúde pulmonar.

Serviço ambulatorial de Toxina Botulínica

O serviço foi implantado em 2017, conduzido por uma equipe multiprofissional composta de Fisiatra, Enfermeiro, Fisioterapeuta, terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Assistente Social. Os pacientes atendidos têm alteração de tônus muscular – como espasticidade e movimentos distônicos. A equipe avalia o paciente juntamente com o médico e é traçado o plano terapêutico de aplicação.

Serviço de Dispensação de OPM

Serviço de Dispensação de OPM’s da Associação Pestalozzi de Arapiraca foi implantado no ano de 2012, com a habilitação do Centro de Reabilitação Luiz Felipe Alves Pereira como Serviço de Reabilitação Nível Intermediário em Portaria nº 1.583 de 07 de julho de 2011. A prescrição e concessão das mesmas são feitas de forma individualizada e qualificada, por equipe multiprofissional, sendo confeccionadas e adaptadas com vistas à atenção às necessidades e características específicas da pessoa.

Para adquirir um equipamento, é necessário solicitação por meio do Médico, Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional. Após a autorização, o usuário precisará enviar o RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.